29/08/2011

Masturbação na idade pré-escolar: problema?

O que fazer quando seu filho de 4 anos já está se masturbando? Isso é normal? Como proceder? Foi o caso de uma mãe preocupada que pediu ajuda à educadora sexual Laura Berman no The Oprah Winfrey Show.
A doutora Berman tem seu próprio programa sobre sexo na Oprah Winfrey Network (canal televisivo da Oprah). É o In the Bedroom with Dr. Laura Berman, no qual Laura dá dicas a casais insatisfeitos com suas práticas sexuais. A terapeuta também é convidada regular no talk show original da Oprah.


Na edição citada de The Oprah Winfrey Show, Laura Berman tranquiliza a mãe, dizendo que a prática é normal, mesmo na idade pré-escolar. No caso, a doutora explica que as crianças nessa fase se masturbam para se “auto-acalmarem”.

Laura adverte, porém, que os pais devem guiar os filhos para que eles não extrapolem. Ela diz quais são os indícios de uma masturbação infantil prejudicial: prática compulsiva, tocar-se em público, masturbar outras pessoas ou ser masturbado por outras pessoas. A doutora enfatiza que devemos ensinar as crianças que as genitálias são “nossas partes privadas” e que nenhuma outra pessoa deve tocar ali.
Então, se seu filho em idade pré-escolar já está se masturbando, você deve aproveitar a oportunidade para ensiná-lo sobre aquilo. Explique que tem hora certa para se tocar daquele jeito e dê a atenção adequada a ele para que a masturbação não se torne uma compulsão.

Condenar a masturbação e tentar eliminá-la por completo é o maior erro que os pais podem cometer, independente da idade do filho. É importante saber vigiá-lo o suficiente para que ele não sofra abusos de outras pessoas, mas também saber dar o espaço certo para que ele se sinta à vontade para se explorar sem vergonha, autoconhecendo corpo e prazeres.

Confira o vídeo da doutora Laura Berman no programa The Oprah Winfrey Show falando com a mãe preocupada no link abaixo (15/04/2009):

Por Henrique Tobias

2 comentários: